Você pode melhorar sua concentração?

Você pode melhorar sua concentração?

O nível de concentração de atenção é determinado pela duração da concentração em uma atividade ou objeto. Os psicólogos descobriram que esse número tem diminuído constantemente nos últimos anos.

Não perca o foco

Segundo seus cálculos, em 2000 esse período era em média de 12 segundos, e em 2012 era de apenas 8. Quase 17% das pessoas não terminam de ler uma página da Internet até o fim. Isso se deve à perda hipertrofiada do foco de atenção – uma propriedade que se opõe à concentração voluntária da consciência.

Imagine uma foto: um pescador com uma vara de pescar senta-se na margem do rio e está completamente absorto na contemplação do flutuador. Por que ele não precisa se forçar a se concentrar, e muitas vezes deixamos de concluir qualquer negócio, já que os pensamentos de vez em quando se espalham em direções diferentes?

A concentração involuntária não é um problema para o pescador experiente. Aqui a receita é extremamente simples: alto interesse e atração emocional. Aliás, o alto custo de um erro também contribui para isso. As dificuldades começam quando a atenção involuntária começa a interferir com a voluntária. Portanto, a questão de como aumentar a concentração da atenção, estritamente falando, deve ser colocada da seguinte forma:

Como, com um mínimo de esforço, arbitrariamente (intencionalmente) focar sua atenção no que é necessário e não se distrair com interferências?

Como você pode ajudar a aumentar sua concentração? Aqui estão apenas algumas das maneiras fáceis que um empresário precisa saber para ajudar seu cérebro a gerenciar a voluntariedade com eficácia. E exercícios baseados nessas práticas contribuem para o desenvolvimento da capacidade de se concentrar no importante e ignorar facilmente o desnecessário.

Planeje seu tempo com as leis do cérebro

Use as três regras a seguir que o gerenciamento de tempo recomenda:

  • Ao criar seu cronograma de trabalho, primeiro insira tarefas e tarefas que requerem um longo período de tempo para serem concluídas. Pode ser fazer cálculos ou verificar documentações importantes, enfim, tudo o que requeira imersão total no trabalho, rumo a ele. Para pessoas comuns, esse período é de 40 minutos. E só então inserir tarefas de curto prazo nos intervalos restantes da programação, “conectando-as” a intervalos de tempo vazios.
  • Ao planejar a ordem de trabalho, distribua as tarefas das menos interessantes às mais interessantes, das difíceis às fáceis, então será fácil mudar e você será capaz de se concentrar rapidamente.
  • Deixe as tarefas nas quais é especialmente difícil se concentrar antes do almoço. Isso lhe dará motivação adicional para se concentrar totalmente na tarefa em questão, fazer o trabalho rapidamente e sair para jantar com um sentimento de realização.

Exercício de desenvolvimento 1. Meça quanto tempo você pode permanecer focado e permanecer focado no que está fazendo. Reserve alguns meses para uma imersão completa nas atividades. E então, gradualmente, comece a aumentar este período de tempo em 5, 10, 15 minutos, etc.

Crie um ambiente favorável ou elimine a interferência externa

É muito barulhento perto do seu local de trabalho? Seus colegas habitualmente invadem sua atividade de pensamento, destruindo implacavelmente o processo intelectual que foi lançado com tanta força? Como você pode melhorar a concentração em tais condições?

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Você precisa de um ambiente de apoio, não de distração. Mas aqui ninguém, exceto você, sabe quais fatores externos o ajudarão a se concentrar. Aqui estão apenas o mínimo:

  • execução sequencial, não paralela de tarefas, ou de outra forma – deve sempre haver apenas uma tarefa no campo de visão, não duas;
  • um fundo de som homogêneo favorável (você pode trabalhar com fones de ouvido), mais frequentemente é música, mas pode muito bem ser uma gravação das ondas do mar ou do barulho da chuva;
  • um local de trabalho onde não há nada que o distraia do trabalho: a superfície da mesa está sempre limpa, e nas prateleiras há apenas o que é necessário, o mais tardar, nos próximos dias;
  • roupas e sapatos confortáveis, um local de trabalho confortável, odores familiares não intrusivos.

Exercício de desenvolvimento 2. O desenvolvimento requer uma tarefa mais complexa, o que significa que agora você tem que aprender a trabalhar em condições menos confortáveis. Gradualmente, adicione diferentes estímulos ao seu histórico de trabalho favorável:

  • aumente a potência do som,
  • procure e use novos sons,
  • permita-se ser distraído por conversas com funcionários,
  • adicionar atividades adicionais ao fluxo de trabalho (beber café, por exemplo),
  • coloque fotos de seus entes queridos na mesa.

Aprenda a colocar um ponto final ou eliminar a interferência interna

Você precisa realizar algum trabalho com urgência, mas não consegue se concentrar no objeto certo? Como recuperar a concentração da atenção se você é continuamente desviado por pensamentos estranhos? Faça uma pausa nos seus negócios! Pergunte a si mesmo:

  • O que aconteceu comigo recentemente para voltar a este evento novamente e novamente?
  • Que eventos do futuro próximo me entusiasmam e distraem agora?

Você precisa pensar bem sobre seus pensamentos inacabados até o fim, e só então poderá restaurar sua capacidade de trabalho. Afastando memórias irritantes ou planos não totalmente elaborados, você parece fortalecê-los. O pensamento é uma questão treinável, quanto mais você o afasta, mais ele resiste em resposta e, eventualmente, fica firmemente preso em sua mente.

Portanto, ponha de lado sua ocupação – de qualquer maneira, você não terá nenhum sentido com esse trabalho. E permita-se lembrar e imaginar tudo o que irritantemente veio à sua cabeça. Conjecture, como se costuma dizer, ao ponto e só então volte ao trabalho.

Exercício de desenvolvimento 3. Estabeleça como regra não esperar que pensamentos perturbadores interrompam seu fluxo de consciência. Treine-se, antes de entrar de cabeça no trabalho, para monitorar suas possíveis interferências internas.

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