Dieta e atividade física pós-parto

Dieta e atividade física pós-parto

Com exceção da amamentação (discutida abaixo), perder o peso do bebê não é realmente diferente de perder peso em qualquer outro momento da vida, de acordo com especialistas que conversaram com a Live Science. [ A melhor maneira de perder peso com segurança ]

“As evidências nos mostram que tanto a nutrição quanto a atividade física desempenham um papel importante no processo de perda de peso para qualquer pessoa que esteja tentando perder peso”, disse van der Pligt. “Para as mulheres após o parto, isso realmente não é diferente.”

De fato, em sua revisão de 2013 de estudos sobre o assunto, publicada na revista Obesity Reviews , van der Pligt concluiu que “em geral, os programas que visam estratégias combinadas de nutrição e atividade física têm sido mais eficazes do que aqueles que se concentram em apenas um deles. ” Ela observou que “os programas que incluíam apoio individualizado também são importantes”.

Na revisão, van der Pligt e seus colegas revisaram dados de 11 estudos que se concentraram em intervenções para perda de peso pós-parto. Eles descobriram que sete dos estudos envolveram intervenções que foram eficazes em ajudar as mulheres a reduzir sua retenção de peso após a gravidez e que, destes, seis incluíram componentes dietéticos e de atividade física, de acordo com a revisão. Os autores concluíram, no entanto, que “a configuração ideal, entrega, duração da intervenção e abordagem de recrutamento” para as intervenções mais eficazes permanecem obscuros

O que funciona melhor para o peso pós-parto: dieta, exercícios ou ambos? (Crédito da imagem: Odua Images Shutterstock.com)

Uma meta-análise de 2013 publicada na revista Cochrane Database of Systematic Reviews chegou a conclusões semelhantes. Observando os dados de 14 estudos, os autores descobriram que “dieta combinada com exercícios ou dieta isolada em comparação com os cuidados usuais pareceu ajudar na perda de peso após o parto”, mas que mais pesquisas são necessárias.

Van der Pligt enfatizou que “dieta e exercícios” não significa que as mulheres precisam fazer uma dieta extrema ou começar a treinar para uma maratona. Vários estudos sugerem que fazer pequenas mudanças pode ser útil para perder os quilos da gravidez.

Por exemplo, no ensaio Active Mothers Postpartum, que envolveu 450 mulheres com sobrepeso e obesas no pós-parto, cortar a comida lixo e ser menos sedentária estiveram associados à perda de peso pós-parto. (Lovelady, que era a autora desse estudo, observou que esses resultados eram específicos para mulheres com sobrepeso e obesas. Mulheres que começam com peso normal e ganham dentro das diretrizes geralmente não têm problemas com a retenção de peso pós-parto, disse ela .)

No geral, uma mulher deve ser capaz de seguir qualquer dieta saudável após a gravidez para perder peso, disse Lovelady. Dietas como Vigilantes do Peso, uma dieta mediterrânea ou uma dieta vegetariana podem ser boas opções, disse ela. [ Dieta mediterrânea: alimentos, benefícios e riscos ]

Além disso, outro estudo menor da Suécia – que incluiu 68 mulheres com sobrepeso ou obesas, todas amamentando – descobriu que as mudanças na dieta tiveram o maior impacto na perda de peso pós-parto. A partir de 10 a 14 semanas após o parto, as mulheres foram divididas aleatoriamente em quatro grupos para uma intervenção de 12 semanas. Um grupo foi aconselhado sobre sua dieta, outro sobre dieta e exercícios e outro apenas sobre exercícios. O quarto grupo não recebeu nenhum conselho e serviu como grupo de controle, para comparação. As mulheres no grupo apenas com dieta não apenas perderam mais peso, mas também foram o único grupo que continuou a perder peso nove meses depois, de acordo com o estudo.

Rasmussen, que foi o autor do estudo, observou que as mudanças dietéticas que as mulheres fizeram não foram importantes. A intervenção se concentrou em cortar junk food, comer mais vegetais e, eventualmente, reduzir o número total de calorias que as mulheres estavam consumindo, disse ela ao Live Science.

(Uma limitação do estudo, no entanto, foi que o componente do exercício não foi uma grande mudança em relação à quantidade de atividade física que as mulheres estavam praticando antes de iniciar o estudo, disse Rasmussen. Assim, embora tenham cumprido os requisitos do exercício, não representou um aumento substancial em seu gasto de energia, disse ela.)

“Eu posso te dizer, a dieta funciona”, disse Rasmussen. Ela disse que, para perder peso, recomenda uma dieta que destaque as calorias ricas em nutrientes e evite as calorias vazias. [ Dieta e perda de peso: as melhores maneiras de comer ]

E embora a dieta pareça ser o fator determinante na perda de peso do bebê e os exercícios não tenham um grande efeito na perda de peso, os especialistas concordam que ainda é importante que as novas mães voltem a se mexer o mais rápido possível. Esta é uma maneira fácil para as novas mamães se mexerem. (Crédito da imagem: Oleg Baliuk Shutterstock.com)

Sim, já se foram os dias em que as mulheres ficavam confinadas ao repouso na cama após o parto – certamente, uma mulher deveria cuidar de si mesma e se recuperar do parto, mas é importante se mexer, disse Rasmussen.

“A maioria das mulheres pode começar a andar logo após o parto, independentemente de terem parto vaginal ou cesariana “, disse Nicklas. Mas as mulheres interessadas em fazer atividades mais vigorosas, como levantar pesos, devem perguntar ao seu obstetra quando podem começar, acrescentou ela.

Todos os especialistas com quem falamos concordaram: Caminhar é uma ótima maneira para as novas mamães fazerem exercícios. [ Melhores pedômetros de 2016 ]

Andar durante o período pós-parto demonstrou ter excelentes benefícios para a saúde, disse van der Pligt. Além disso, é conveniente e barato e pode ser uma atividade social importante para novas mães, acrescentou ela. [ Como começar a fazer exercícios novamente após a gravidez ]

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Em um dos estudos de Lovelady, por exemplo, as mulheres começaram seu programa de caminhada quatro semanas após o parto e gradualmente passaram a caminhar por 45 minutos por dia, cinco dias por semana, disse Lovelady. As mulheres no estudo eram sedentárias nos últimos três meses, no entanto, ela acrescentou. Para a maioria das mulheres, exercícios moderados durante a gravidez são considerados seguros e saudáveis .

Também é importante reduzir a inatividade. Em um estudo de 2007 publicado no American Journal of Preventive Medicine, os pesquisadores analisaram os efeitos de assistir televisão, caminhar e consumir gordura trans na retenção de peso pós-parto. Eles descobriram que as mulheres que assistiam menos de 2 horas de televisão por dia, caminhavam pelo menos 30 minutos por dia e limitavam o consumo de gordura trans tinham uma probabilidade reduzida de reter pelo menos 11 libras. (5 kg) por ano após o parto.

Embora os pesquisadores saibam que a atividade física por si só não parece causar perda de peso, em combinação com uma dieta saudável, o exercício regular ajuda a manter a perda de peso que ocorreu, disse Oken, que foi o principal autor do estudo.æ